Tendências para as mídias sociais em 2018

Se você ainda não começou a investir nas mídias sociais, eu te digo: ainda dá tempo!
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A Kantar IBOPE Media, empresa líder na América Latina em pesquisas de mídia, apontou 10 tópicos importantes sobre a tendência das mídias sociais para esse ano de 2018.

 

1- Novas tecnologias oferecem diversas oportunidades para as marcas

A análise feita pela Kantar fala basicamente sobre como as marcas podem usufruir dessas novas tecnologias, pensando principalmente em estratégias de conteúdo personalizadas e diferenciadas.

2- O crescimento da inteligência artificial

Entendemos que a inteligência artificial a cada ano ganha maior força e novos testes. No estudo, a AI (inteligência artificial), é descrito como grande promessa, isso porque nas empresas gigantes, já é muito utilizado o uso de assistentes inteligentes. Além disso, acreditam também que conforme a tecnologia avança, a AI se tornará cada vez mais presente nas nossas vidas.

3- Apostando alto na realidade alterada

O estudo aponta a realidade aumentada e virtual (AR e VR), seguindo ainda dentro de nichos, precisando de uma imagem mais amadurecida para se fortalecerem de vez. Mesmo quando grandes empresas trabalham forte nestes segmentos, a Kantar explica que é preciso fazer muito ainda para se ter uma realidade virtual voltada para o social. Porém, podemos chegar ao ponto de virada em 2018 e ver esse mercado crescer e se desenvolver nos próximos anos.

4- As redes sociais querem montar sua programação de conteúdo em vídeo

As  grandes empresas estão cada vez mais acrescentando em seus aplicativos opções em vídeo, tudo para gerar maior interação com os usuários. Em contrapartida está o desafio de fazer com que os usuários criem um “hábito de assistir” o que acontece pouco. Mesmo assim a Kantar arrisca dizer que o conteúdo em vídeo será uma das apostas em 2018.

5- A publicidade em mídias sociais está inspirando novas experiências com anúncios

A publicidade digital esteve muito em alta em 2017 , mas algumas mudanças aconteceram no Facebook, principalmente no que diz respeito a dificuldade de conseguir curtidas em algum post sem anunciar, já que agora o face prioriza publicações de amigos ao invés de empresas. Mesmo assim, para a Kantar a publicidade segue em alta em 2018, isso porque a aposta vai ser em novos modelos de publicidade mais personalizados, por exemplo.

6- Dê um gás à sua marca com o Marketing de influenciadores

Essa é uma oportunidade para gerar mais vendas para a usa marca, isso porque o marketing de influenciadores é uma das maneiras de divulgar a sua marca, através da popularidade dos grandes nomes da internet.

7- Outros formatos interativos podem ganhar destaque em 2018

Além de vídeo, novos modelos já são vistos com bons olhos. A sugestão da Kantar aqui é: ARRISCAR. Use além de textos e imagens, áudios, vídeos, GIFs animados e o que mais a sua criatividade permitir.

8- A geração Z luta por privacidade

De todas as gerações, os indivíduos da geração z revelam o maior desejo de proteger seus perfis de dados pessoais. Segundo a pesquisa a ideia aqui é que as empresas devem encontrar métodos alternativos para engajar os usuários mais jovens de mídias sociais, por exemplo, usando aplicativos de troca de mensagens nos quais as interações sejam mais pessoais e reservadas.

9- Fake News – o lado obscuro da Web está sob ataque!

Fazer com que o algoritmo do feed possa combater as notícias falsas ou fake news se tornou uma grande prioridade das gigantes sociais para 2018, sugere o estudo da Kantar. O Facebook está usando “machine learning” para detectar compras feitas por contas de spam , dificultando a compra de anúncios por parte de quem publica notícias falsas. Isso inclui a contratação de mil novos revisores para monitorar o conteúdo de anúncios, em vista da manipulação do sistema de anúncios do Facebook realizada pela Rússia.

10- Uma convergência de mídias sociais transforma a China em um império.

Para a Kantar a convergência das mídias sociais entrou em sua Fase de Ouro, isso porque os diferentes sites e aplicativos estão cada vez mais conectados. E na China é muito claro ver isso já que as plataformas sociais chinesas usam de conversão de tráfego entre as plataformas para assim gerar mais vendas.

Com estas dicas é possível se atualizar e manter-se conectado em um mercado que está em constante evolução. E nós vamos acompanhando tudo e contando para vocês.

 

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Fonte:

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